Audição

A Audiologia é a ciência que estuda a audição e o equilíbrio humano, bem como as suas alterações físicas, psicológicas e sociais, pelo que inclui diversas áreas científicas, técnicas, clínicas e de reabilitação.

Com o passar dos anos, a nossa audição vai sofrendo alterações significativas. Além das doenças adquiridas ou manifestadas ao longo dos anos, é na juventude e na idade adulta que o órgão da audição se encontra em maior risco devido ao ruído ambiental, seja por motivos de lazer, seja por motivos profissionais, pelo que a perda de audição começa a manifestar-se.

Sintomas de Perda Auditiva: dificuldade em acompanhar uma conversa em grupo; dificuldade em ouvir em ambientes ruidosos; zumbidos, ou apitos no ouvido; volume da televisão e rádio mais alto que o normal; sensação de ouvido tapado, pressão e estalos no ouvido; dificuldade de ouvir ao telefone; dificuldade de identificar de onde vem o som

Existem vários tipos e graus de perda auditiva, tais como, hipoacusia de condução, sensorioneural e mista. Na hipoacusia de condução o ouvido externo e/ou médio estão efectados e o ouvido interno está preservado, ou seja, a transmissão do som não é feita da forma correcta até ao ouvido interno e consequentemente até ao cerebro. Na hipoacusia sensorioneural as células do ouvido interno estão afectadas, resultando na incorrecta passagem de informação sonora para o cerebro. A hipoacusia mista resulta da lesão do ouvido médio e interno simultaneamente. Os graus variam entre perda auditiva ligeira, média, severa e profunda.